Pantera Cor de Rosa

Este é o blog de Juliana Carpes Imperial, mais conhecida pelos desconhecidos como a Pantera Cor de Rosa por volta e meia ir correr toda de rosa.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Imposto em Importações


Como todo mundo sabe, amo de paixão a série clássica das Tartarugas Ninja. A foto acima é dos bonequinhos que vieram com os últimos DVDs que importei. O grande problema é que para satisfazer essas minhas paixões, tenho que importar bonecos, CDs e DVDs. Ao contrário de livros, que não são taxados, esses outros produtos são taxados em 60 % de seu valor quando o preço declarado passa de um determinado valor que desconheço.

Na última compra, um dos DVDs veio separado pois estava em falta e, por isso, não foi taxado. A pergunta é: será que vale a pena fazer várias compras separadas para pagar menos ou não pagar imposto? Dependendo do valor do frete, certamente. Com certos vendedores, seria até possível não pagar imposto pedindo para que declarem como presente ou declararem um valor baixo. Já me mandaram CDs assim. Mas eu não acho isso certo. Sei que o imposto é caro e injusto, porém, não se deve desobedecer as leis. Se ninguém sonegasse nada neste país, talvez os impostos fossem menores e a nossa situação, melhor.

Além de errado, há o risco de a mercadoria ser apreendida e nunca chegar. Os CDs do Make-Up só chegaram porque eu reclamei. Nesse caso, declararam um valor ridículo. Já o do Information Society e um do Final Fantasy VII nunca chegaram. Será que ainda estão presos na Alfândega? Na época, eu não sabia de que algo cujo valor não é declarado ficaria retido. Se soubesse, iria lá e pagaria o imposto cabível. A culpa não é minha, pois eu sou a favor de declarar. Não entendo por que fazem isso sem eu ter pedido. Quem vai pagar o imposto sou eu. Será que o frete sai mais caro para eles? Se sair, é só botar no preço do frete.

Infelizmente, certas coisas eu não consigo importar de jeito algum. Por exemplo, a Amazon.com não vende jogos nem suplementos alimentares para o Brasil. No segundo caso, é porque suplementos são considerados medicamentos e sua importação é proibida. Já no caso de jogos, não sei o motivo. O chato é que eu sou obrigada a fazer um download de um jogo pirata, pois muitos desses jogos, como o Sacred 2 (vida longa a Seraphim!), não são vendidos no Brasil.

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Free counter and stats for your website on www.motigo.com