Pantera Cor de Rosa

Este é o blog de Juliana Carpes Imperial, mais conhecida pelos desconhecidos como a Pantera Cor de Rosa por volta e meia ir correr toda de rosa.

segunda-feira, março 08, 2010

Corrupção da Caixa de Entrada


Volta e meia é a mesma coisa: a caixa de entrada de e-mail da minha mãe se corrompe por excesso de tamanho, ao chegar a incrível marca de 2 Gb. Com a minha irmã já aconteceu a mesma coisa uma vez. Porém, com a minha mãe, isso já deve ter acontecido umas 10 x.

No caso da minha mãe, ela é do tipo que vive se cadastrando em tudo quanto é lista e adora mandar e-mails com anexos enormes para todo mundo. Além de receber muito spam, recebe também e-mails com anexos grandes, muitas vezes o mesmo que mandou de volta. Ela costuma apagar o que não quer guardar, mas não compacta a caixa de entrada, o que faz com que o espaço inútil não seja reaproveitado. Conclusão: ela cresce rapidamente até se corromper. Quando já está no limite é que ela tenta compactar. Porém, não consegue. Sempre dá um erro dizendo que a pasta está ocupada depois de longos minutos e nada é feito. Sem falar que a lixeira, as caixas de saída e de ítens enviados também são sempre grandes. Sorte que ela não recebe nada de importante. Ao menos agora ela tem uma pasta onde coloca o que quer guardar, o que facilita um pouco as coisas para ela e, principalmente, para mim.

Já a da minha irmã se corrompeu uma vez por estar muito grande. E ficou me culpando! Por que não guardou as coisas do mestrado importantes em outro lugar? De preferência, com backup? As pastas de e-mail de ambas somadas ocupam muito espaço. Já a do meu pai já se corrompeu 2 vezes sem motivo aparente. Numa, foi depois de uma formatação no disco. Na outra, o Outlook Express deu pau durante uma sincronização.

O melhor é criar várias pastas para separar por pessoas, assuntos, grupos, etc. Eu pessoalmente salvo o que quero em um arquivo .eml no disco e apago do programa se não precisar no momento. Só salvo o que recebo, fazendo como se fosse carta: as cartas que envio ficam com outras pessoas; as que recebo ficam comigo. Tenho e-mails salvos desde 98, quando instalaram a Internet discada aqui em casa, num 486 100 Mhz DX4 com 16 Mb de RAM e 1,2 Gb de disco. O Windows era o 95, o IE era o 4.0., o modem era um USRobotics 28.8 e o provedor, Domain, que hoje pertence ao grupo Inter.Net.

No trabalho, não me deixam apagar nenhum e-mail. Separando por pastas, dá para ter tudo guardado. Só que lá não fico recebendo besteiras. Então, não há problemas com espaço. No meu e-mail pessoal, sempre apago o que não é relevante sem ler. Além de ocupar espaço, toma meu precioso tempo. Minha mãe reclama por eu não ler as besteiras que me manda. Se ela não dá conta de ler os e-mails dela, como eu, que sou mais ocupada, vou dar? Ela manda e-mail para um monte de gente sem saber que talvez muitos se incomodem de receber tanta porcaria e só não reclamam para não faltarem com gentileza. Eu reclamo na maior. Minha caixa de entrada não é lixeira. Volta e meia eu leio piadas a respeito de gente que vive mandando besteiras por e-mail, considerando essa prática muito irritante. Muitos ainda deixam de ler e-mail justamente por isso.

Quanto à recuperação da caixa de entrada entre outras, existem programas pagos que funcionam bem. Não conheço nenhum gratuito que recupere tudo. Se um dia eu tiver tempo, faço um. Afinal, não me parece ser uma tarefa difícil. Se o arquivo não ficasse tão grande, daria até para visualizá-lo em algum editor de texto. O ideal mesmo é não deixar a caixa de entrada crescer muito, cujo limite é de 2 Gb. Se eu não me engano, há um limite de número de e-mails também.

Para terminar, acho que o Outlook Express poderia ser mais esperto, como salvar os anexos em outro lugar e não no corpo do e-mail. E também avisar quando está ficando com uma pasta lotada e prover uma maneira de recuperá-la. Quando a caixa de entrada está lotada e a pessoa tenta baixar e-mails, simplesmente dá uma mensagem de erro louca, que não diz nada para um usuário comum.

Marcadores:

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Free counter and stats for your website on www.motigo.com